Seminário Justiça Fiscal

O DESAFIO

Como abordar um tema não muito palatável para o grande público? Este desafio foi apresentado à Jambo no final de 2011, pelo Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará. 

A AÇÃO

Desta parceria com a Jambo, nasceu o 1º Seminário Internacional “Justiça Fiscal e Desenvolvimento” para apresentar dois estudos realizados pela entidade. O primeiro sobre o impacto da atividade mineral nas finanças públicas do Pará e o segundo sobre os resultados da política de benefícios fiscais concedidos às empresas instaladas no Estado. De início, era necessário traduzir uma série de dados técnicos e complexos para que houvesse exata compreensão do assunto proposto ao debate, assim como a relevância do tema para o dia a dia das pessoas que habitam o território amazônico, pois a mineração extrapola as fronteiras paraenses.

Para chegar aos públicos de interesse, foram selecionadas diversas mídias e ferramentas. No caso específico de assessoria de imprensa, o trabalho começou com a apuração de informações que subsidiaram os conteúdos distribuídos pré e pós-evento e um planejamento de ações detalhado. Este planejamento incluiu definição do mailing de imprensa a ser impactada pelas ações e agenda de divulgação estratégica, diferenciando as informações que seriam tratadas como exclusivas daquelas que seriam enviadas a todas as redações, com convite para coletiva de imprensa. 

Da lista de textos elaborados sobre o evento, primeiramente a Jambo trouxe as expectativas para o seminário, os nomes confirmados e as pílulas dos dois estudos que ainda seriam lançados para despertar a curiosidade de futuros participantes do evento. Com a aproximação da programação, intensificou-se as atividades da assessoria de imprensa com a distribuição de avisos de pauta, sugestões de entrevistas e acompanhamento das fontes, ações que se somaram ao branded content publicado nos dois principais portais de notícias do Pará.

Nos dias de evento, foi feita a recepção dos jornalistas, mediação das entrevistas dos porta-vozes da entidade e dos responsáveis pelos estudos, e produção de conteúdo em tempo real, enviados aos públicos interno (sindicalizados) e externo.

 

O RESULTADO

Após o evento, foi possível verificar um aumento substancial do interesse pelo tema por jornalistas e formadores de opinião de toda a região amazônica, não exclusivamente do Pará. A imprensa passou a ver no Sindifisco uma fonte de qualidade para tratar do assunto. As inserções nos veículos de comunicação sobre o seminário e o tema “Justiça Fiscal” em específico somaram mais de 100 publicações espontâneas, revelando a importância do debate e a atuação estratégica da assessoria de imprensa.